326 abastecimentos em um dia. Veja no relatório da Operação Tanque Furado

Utilizando recursos públicos da verba indenizatória, deputados gastaram R$ 362,8 milhões para o custeio de seus mandatos desde fevereiro de 2019 até janeiro deste ano. Desse valor, R$ 27 milhões foram destinados ao abastecimento de veículos.

Com base na rígida legislação tributária dos estados e nas regras claras da Câmara dos Deputados que norteiam o uso dessa verba, o Instituto OPS auditou 1.863 notas fiscais de abastecimento de veículos de deputados e assessores, entre os anos de 2019 e 2020, tendo sido encontrados abastecimentos incomuns.

Centenas de abastecimentos em um só dia, enorme quantidade de litros de combustíveis em uma só “mangueirada”, abastecimento em favor de empresas e de pessoas estranhas aos gabinetes e até abastecimentos “sob medida” para cravar o limite mensal da cota.

Essas são algumas situações incomuns encontradas por cidadãos auditores que arregaçaram as mangas e realizaram o mais completo e profundo trabalho já organizado pela OPS desde a sua criação, em 2012.

Os casos foram encaminhados ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e à Câmara dos Deputados para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Estes são alguns dos dados do relatório da Operação Tanque Furado

As auditorias apontam supostas irregularidades na prestação de contas com abastecimento de veículos de 104 parlamentares da Câmara dos Deputados. Os eleitos por Santa Catarina não puderam ter suas contas auditadas devido ao antigo sistema de emissão de notas fiscais ainda operante no estado, o que impossibilita a leitura de dados .

Parlamentares por UF

Parlamentares por partido

Lúcio Big, diretor-presidente deste instituto, lançou uma série de 5 vídeos que mostra, com detalhes, alguns desses casos. Assista ao primeiro capítulo.

Os resultados levantados pela auditoria cidadã, realizada sob a supervisão e responsabilidade do Instituto OPS que conferiu com lupa todas as informações, se transformaram no relatório OPERAÇÃO TANQUE FURADO, disponível aqui.

O programa FANTÁSTICO da Rede Globo de Televisão publicou reportagem sobre o caso.

O Instituto OPS prossegue com a operação que está em sua quarta etapa neste momento, auditando notas fiscais de abastecimento de veículos de senadores e assessores, no período de 2019 a 2020. Em breve publicaremos os resultados.

12 comentários sobre “326 abastecimentos em um dia. Veja no relatório da Operação Tanque Furado

  1. Preenchi o cadastro para receber o relatório por e-mail. Até aceitei receber notícias daqui. Entretanto, quero deixar uma sugestão. Deixem o relatório de forma fácil para baixar. Quando tem que se preencher um cadastro e clicar 3 ou 4 vezes para poder acessar um documento desse de interesse público você faz a pessoa desistir de tanta dificuldade. Sou estudante de Jornalismo da Faculdade MArtha Falcão e gostaria de ter um acesso mais rápido ao relatório. Ah, até agora não recebi sequer um email confirmando que fiz tal solicitação.Já olhei na caixa de spam e também não está lá. Fico no Aguardo!

    Curtir

Deixe um comentário