Forjado em metal, o troféu é o símbolo do reconhecimento internacional pelos relevantes serviços prestados ao Brasil pelo Instituto OPS. É um marco para esta entidade sem fins lucrativos que, antes mesmo de existir oficialmente, já realizava o trabalho de fiscalização sobre o uso de recursos públicos e na conscientização cívica do brasileiro.
No final da manhã do dia 4 de março de 2021, a transportadora nos entregou a embalagem contendo também um estojo feito em madeira e um certificado que atesta a excelência dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto OPS, na dedicação empenhada em cada frente de trabalho que é aberta e pela perseverança em manter suas atividades operantes mesmo sem reunir as condições financeiras mínimas para desempenhar seu papel.
O troféu é compartilhado com todas as pessoas que, desde 2012 vem ajudando a OPS em sua incansável jornada em busca de um país menos desigual. Nominar cada uma desses e dessas é impossível, mas se você que esta lendo este artigo já ajudou ou ajuda a OPS de alguma forma, desde o desenvolvimento de tecnologias até o compartilhamento de nossas publicações nas redes sociais, saiba que este prêmio é também seu.
O prêmio é realizado anualmente pela International Anti-Corruption Excellence Award, o Ace Award, que premia pessoas e entidades de todo o mundo que, de alguma forma, combatem a corrupção.
Neste ano de 2020, a categoria Inovação teve dois vencedores, o Instituto OPS e o jornalista libanês Riad Kobaissi, chefe do sindicato investigativo da AlJadeed tv / Líbano. O evento de premiação aconteceu em Tunes, capital da Tunísia, no dia 9 de dezembro, dia do combate à corrupção.
Inicialmente o evento contaria com a presença dos vencedores, mas em decorrência da pandemia do coronavírus a organização achou melhor, por precaução, realizá-la em formato híbrido, com presença no local apenas dos organizadores locais.
O Prêmio
A Rule of Law and Anti-Corruption Centre (ROLACC), criada a partir da Conferência os Estados Integrantes da Terceira Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2009, promove anualmente, sempre no dia 9 de dezembro, o dia internacional do combate à corrupção, o prêmio Ace Award, cujo objetivo é “apoiar e inspirar esforços de combate à corrupção, por meio de conscientização, incentivo e desafio” daqueles que atuam nesta causa, no mundo inteiro.
O Prêmio de Excelência Anticorrupção Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani pretende defender a importância de combater a corrupção e incentivar a implementação das medidas cruciais estabelecidas pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, por meio da coleta e difusão de realizações criativas e notáveis de anticorrupção, premiando publicamente e homenageando esforços excepcionais relacionados.
Ao destacar modelos exemplares e promover excelência e criatividade em combate à corrupção, o Prêmio visa servir como incentivo a uma maior motivação e como uma ferramenta para identificar, reconhecer, homenagear e recompensar aqueles que demonstraram visão, liderança, criatividade, entusiasmo o compromisso e dedicação para combater a corrupção, bem como a capacidade de inspirar outros a replicar esforços semelhantes.