Senador Rodrigo Cunha se engana e diz que a OPS produziu fake news. Entidade exige retratação

Dias depois de publicado o relatório da Operação Tanque Furado no Senado em que centenas de notas fiscais de abastecimentos de veículos a senadores foram auditadas pelo Instituto OPS, o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) publicou nota no site Alagoas News afirmando que teria sido vítima de fake news criada pela OPS.

Isso não é verdade. O que ocorreu foi uma interpretação incorreta, por parte da assessoria do parlamentar, do trecho do relatório que informa o valor global gasto pelo senador da cota para o exercício da atividade parlamentar (CEAPS), no período informado: “Valor total utilizado da CEAPS entre fevereiro de 2019 a agosto de 2021 – R$ 544.517,51“. Não há, contudo, a informação de que se trata de “valor total utilizado da CEAPS COM COMBUSTÍVEIS…”, conforme pode ser verificado na página 383 do relatório.

O senador alagoano entrou no relatório devido a falta de identificação nas notas fiscais ao consumidor eletrônicas (NFC-e), conhecida também como cupom fiscal, de quem abasteceu veículos em setembro de 2019 com a verba parlamentar. De acordo com regras do Senado, o documento fiscal deve conter tais informações para que o reembolso da despesa seja efetuado.

Nós do Instituto OPS reiteramos o nosso compromisso com a verdade absoluta e cristalina, e informamos que continuaremos fiscalizando quem quer que seja que tenha a prerrogativa de utilizar dinheiro público. Informamos ainda que não nos intimidaremos por qualquer pessoa ou entidade que porventura tenha, ou não, se tornado alvo de nossas fiscalizações.

À assessoria do senador solicitamos a retratação imediata sobre o que foi publicado.

Publicado por Big

Ativista Digital, jornalista, blogueiro, vlogueiro e nas horas vagas, músico .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s